Por que o dólar influencia na economia brasileira?

dolar

Todos nós escutamos muito falar sobre a alta do dólar, a baixa do dólar e que isso vai afetar a economia do Brasil. Mas afinal de contas porque isso acontece? De que forma as flutuações do dólar, ou seja, suas variações de preço, influenciam em nossa economia?

É isso o que vamos explicar hoje, e apesar de você não se tornar um doutor em economia em apenas dois minutos, com certeza depois de ler nosso post entenderá porque a preocupação com o dólar é tão grande assim. Acompanhe!

A importância do dólar

Hoje vivemos num mundo totalmente globalizado, o que significa que as nações não vivem mais cada uma por si. Há uma relação de interdependência, onde as economias se misturam, isso em função das multinacionais e também dos vínculos entre as economias de cada país.

Exportações e importações são exemplos de relações entre países que fazem com que a moeda de um venha influenciar a economia do outro. E no caso da influência do dólar na economia brasileira é isso o que acontece.

Considere que as tecnologias que chegam até nós são importadas do exterior, e comercializadas em dólar. Afinal, a economia americana é que domina o mundo hoje, e também partem de lá as inovações.

O valor do dólar varia segundo a oferta e procura do mercado. Ou seja, quanto mais pessoas estiverem interessadas na moeda, mais valor ela terá, e assim seu preço se eleva. Elevando o preço do dólar ele passará a custar mais reais, então, para adquirir um produto de origem americana o brasileiro acaba pagando mais.

Mas como isso pode afetar a economia?

Se ainda não ficou claro, nós explicamos um pouco mais. Grande parte da matéria-prima que o Brasil utiliza em suas fábricas vem de fora, e é comercializada em dólar. Então, se existe uma alta nesse material, o produto derivado dele também terá aumento de preço.

Isso chega até o consumidor final, que acaba pagando mais porque lá no começo da escala produtiva o preço já sofreu um ajuste. Um exemplo claro disso é com o combustível, porque sempre que acontece uma variação do dólar que afeta o valor do petróleo, sentimos isso na hora de abastecer.

E o que acontece se o combustível tem seu preço aumentado? Todo o restante também sofre alteração de valor, e isso faz com que a inflação cresça, o que também pesa no bolso do consumidor final, ou seja, nós.

Então, o dólar influencia na economia brasileira em função das relações de comércio com os Estados Unidos e também porque trata-se de uma moeda forte e predominante no mundo dos negócios, sendo assim, sua alta ou baixa impacta todo o mercado financeiro.

E note que ao mesmo tempo em que alta do dólar pode ser desvantajosa para alguns ela é vantajosa para outros. Quem exporta mercadorias tem lucro com isso, já que recebe mais por seu produto.

Então, o dólar mais alto ou mais baixo é bom para uns e ruim para outros. E de toda forma isso vai impactar nosso dia a dia, sendo que o ideal é conseguir manter a moeda estabilizada, o que também deve manter o real na mesma situação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *