CPF negativado: tem como resolver?

CPF negativado tem como resolver

O nosso CPF é um dos documentos mais importantes, e é através dele também que nosso crédito é aprovado ou não. Quem está com o CPF negativado tem como resolver?

Quer saber mais sobre o tema? Então confira este artigo até o final!

Quem está com CPF negativado tem muitas dificuldades na hora de obter crédito na praça. Além disso, a pessoa fica sem direito a ter talão de cheque, empréstimos bancários e também não consegue realizar financiamentos.

Emitido pela Secretaria da Receita Federal, o Cadastro de Pessoa Física – CPF – é um documento que identifica os trâmites fiscais e tributários. Por isso, ele se tornou um documento muito importante, bastante solicitado pelas instituições bancárias.

Com o CPF, além de poder abrir conta bancária, é possível obter empréstimos, realizar financiamentos, e conseguir talão de cheque. Mas e quando ele está negativado? Como resolver?

Como resolver CPF negativado?

Tem dividas? Veja aqui como resolver agora!

Bem, a primeira medida é buscar os órgãos onde se está com nome sujo para, assim, negociar a dívida e limpar o CPF. A partir do momento em que a divida é renegociada, o nome do consumidor já sai do negativo.

Agora, quando não é possível realizar o pagamento das dívidas devido a dificuldades financeiras, ou desemprego, o CPF sai da lista de negativado em cinco anos.

Isso significa que minha dívida também foi zerada? Não, não é bem assim. Apesar do CPF ficar limpo outra vez, a instituição credora ainda precisa receber e, certamente, irá continuar realizando as cobranças com o intuito de conseguir pelo menos um acordo.

Por que um CPF é negativado?

Como você deve imaginar, um CPF é negativado devido à falta de pagamento de contas, entre elas, telefone, água, boletos de loja de departamento, cartão de crédito, entre outros.

Por isso a importância de se ter um planejamento financeiro para que a situação não saia do controle.

Quais os prejuízos de ter o CPF negativado?

Sem dúvida, ter o CPF negativado acarreta muitos transtornos e dificulta o consumidor a ter uma vida saudável do ponto de vista de poder adquirir coisas e até mesmo planejar o futuro.

Quando a situação fica muito complicada, até a penhora dos bens podem ocorrer. Algumas empresas optam por não contratar pessoas que estão inadimplentes ou com CPF negativado.

Esse tipo de comportamento no ambiente corporativo até hoje leva a muitos questionamentos e divide opiniões. Para alguns especialistas, é contraditório não dar oportunidade para quem procura emprega e quer organizar sua vida. Afinal, como o indivíduo vai resolver o CPF negativado sem ter um emprego?

Além desses transtornos, ter o CPF negativado impossibilita a aprovação de crédito, assim como talões de cheques e cartões.

Tudo isso acarreta uma queda em seu score, devido às informações que ficam registradas a respeito na inadimplência.

Controle financeiro

Procure ter um controle dos seus gastos para evitar que as dividas acumulem e possam acarretar o problema do CPF negativado. Compre com sabedoria, pesquise bastante, use o cartão de crédito de forma inteligente e evite gastos desnecessários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *