Quais são os piores erros dos endividados?

endividados o que fazem de errado

Até a metade de 2017 no Brasil havia cerca de 61 milhões de endividados. Esse é um número muito alto que prejudica tanto o orçamento familiar como a economia do país. Mas muitas vezes os endividados não sabe como reverter essa situação e acabam deixando tudo como está.

Porém, as dívidas não desaparecem, e por isso, é preciso evitar os erros que podem agravar ainda mais a situação financeira. E neste artigo vamos apontar quais são esses erros para que você, se estiver endividado, não os cometa. Confira.

Negar a realidade

Para conseguir vencer suas dívidas e mudar sua situação financeira, é preciso reconhecer que o estágio em que as coisas chegaram também envolve você. É preciso não se acomodar e aceitar que a situação exige cuidado e atenção.

Também é fundamental não se colocar na posição de vítima, cultivando o pensamento de que quem tem culpa por isso são os bancos, as lojas e que os juros são altos demais e isso é que fez você chegar a esse ponto.

Na verdade foram as decisões erradas que fizeram isso, e agora é hora de mudar. Assim como você precisa perceber que errou, também deve estar consciente de que depende de você mudar isso. Então, está em suas mãos reorganizar o que saiu do eixo.

Adiar a tomada de atitude

Quando se está endividado o único modo de mudar essa realidade é fazendo alguma coisa. E por isso, a tomada de atitude não pode ser adiada e os endividados devem se posicionar sobre sua realidade o quanto antes.

É essencial saber o quanto está devendo, para quem, quais são as dívidas maiores, as mais urgentes, e então se planejar. Uma das formas é fazer seu planejamento financeiro, controlar todo o que entra e o que sai.

Também é importante procurar saber se é possível buscar uma linha de crédito que reduza a sua conta, e assim, pagar aquela com juros maiores e pesa mais. Ou seja, buscar soluções estratégicas para sair do vermelho. Não se pode deixar de lado, para amanhã e ignorar o que está acontecendo, as contas não se pagam sozinhas.

Esconder da família

Outro erro que endividados costumam cometer é não contar para sua família o que está acontecendo e esconder a realidade das dívidas e a gravidade da situação. Mas isso não pode acontecer, porque em algum momento ela saberá o que está acontecendo.

Contar para a família é essencial para que todos estejam cientes do quê vem acontecendo e também para que possam ajudar a encontrar soluções ou dando apoio para que você consiga virar o jogo. Contar com sua família lhe ajuda, também, a evitar novos gastos.

É possível vencer as dívidas e voltar a ter crédito. Basta aceitar o que está acontecendo, limitar seus gastos, alertar as pessoas ao seu redor e buscar soluções para acabar com atrasos e limpar seu nome.

 

Mas para melhorar e investir em 2018, temos um post com os melhores investimentos do próximo ano! CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *